13 de janeiro de 2011

A Cromoterapia

Cromoterapia
A Cromoterapia é uma ciência que usa a cor para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções. Pode-se dizer também que é uma terapia que utiliza as cores para ajudar a melhorar a nossa saúde e a curar doenças.

Esta terapia vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações, como Egipto antigo, nos templos de luz e cor de Heliópolis, Índia, Grécia e China, onde as suas aplicações terapêuticas foram comprovadas através da experimentação constante e verificação de resultados, com o objectivo de harmonizar o corpo, actuando do nível físico aos mais subtis.


Os adeptos da cromoterapia entendem que cada cor possui uma vibração específica e uma capacidade terapêutica.

Isaac Newton no século XVII conseguiu descobrir as cores do arco-íris friccionando um prisma. O cientista alemão Johann Wolfgang von Goethe, no século XVIII, pesquisou durante cerca de 40 anos as cores e descobriu que o vermelho tem propriedade estimulante no organismo, o azul acalma, o amarelo provoca sensações de alegria, e o verde é repousante. Esses efeitos são mais ou menos intensos, dependendo da tonalidade usada.

Actualmente
Actualmente há estudos onde se determina qual a cor mais adequada para ambientes de estudo, de trabalho, hospitais, etc. Até nas propagandas o uso de cores é estudado, dependendo do objectivo a que se quer chegar, o público-alvo e o produto que está a ser trabalhado.
A cromoterapia do século XXI utiliza-se de tecnologia, e é baseada nas sete cores do espectro solar sendo que cada cor tem uma vibração específica e uma infinidade de aplicações. Um pequeno bastão do tamanho de um lápis e com uma lâmpada de 25 watts é utilizado no tratamento. Ele é colocado a 5 centímetros da pele, e ali permanece por aproximadamente 3 minutos.
Para cada pessoa deverá ser feita uma sensibilização diferente, pois a cor deverá combinar com as cores dessa pessoa. Não há cor melhor ou pior, mais nobre ou menos nobre, o que pode haver é a cor errada para determinado momento.
O cromoterapeuta deve ter formação e visão holística e a sensibilidade desenvolvida para utilizar as cores da forma adequada, activando as energias que estão em deficiência, ajudando na recuperação de células doentes e contribuindo na indução a melhores hábitos mentais que se traduzirão em melhoria da acção, dos hábitos e da conduta, levando à harmonização e à saúde integral.
Cada parte do nosso corpo está estritamente relacionada com as cores do espectro, portanto, dependendo de cada problema, necessitamos tratar essa parte com a sua cor vibracional correspondente.

Por exemplo: em diabetes usamos o amarelo por sua acção reactivadora e renovadora. Costuma-se catalogar o azul como uma cor calmante e quando um paciente se queixa de irritação, nervosismo, costuma-se pensar em alguma cor dentro dos tons de azul. Mas esse paciente pode estar muito desenergizado, tentando superar essa falta de energia e ficando irritado por não conseguir o desempenho que gostaria de ter. Nesse caso, a sua necessidade poderia ser de uma cor energética como o vermelho ou o laranja, quando então se acalmaria.

O ser humano e a natureza necessitam da luz do sol para viverem. O homem e a natureza recebem a luz solar e esta decompõe-se em sete raios principais que são distribuídos por todos os nossos corpos, físico e energético. Se houver desequilíbrio dessas cores, as doenças reflectem-se no nosso corpo físico e adoecemos.
A Cromoterapia, através de suas cores energéticas, estabiliza o equilíbrio do organismo, obtendo-se, portanto, a cura. No tratamento Cromoterápico, podemos utilizar várias técnicas como fonte de cura ou harmonização: luz do espectro solar, luz de lâmpadas coloridas, alimentação natural, mentalização das cores e ainda contacto com a natureza.

A cromoterapia consta da relação das principais terapias alternativas ou complementares reconhecidas pela OMS desde 1976, de acordo com a Conferência Internacional de Atendimentos Primários em Saúde de 1962, em Alma-Ata, no Cazaquistão.
Não é reconhecida pela comunidade científica. Entretanto já existem alguns estudos sérios apontando a influência das cores na saúde humana, nomeadamente na área de biomidiologia.
Ainda, na área de Teoria das Cores, Goethe, no século XIX, descobriu aspectos fisiológicos das cores posteriormente estudados por Paul Klee e Kandinsky, em seus tratados sobre a Gestalt.
A Cromoterapia também é muito usada no Japão e é praticada pelos japoneses desde 1999.
Significado das cores para a cromoterapia
Cada cor transmite um diferente tipo de energia. A cromoterapia tem como objectivo equilibrar as energias que circundam nosso corpo utilizando os benefícios que cada uma das cores pode trazer para nossa saúde.

Vermelho 
Activador da circulação e sistema nervoso, estimula o raciocício e a capacidade mental, aumenta a força de vontade e a coragem, além de ajudar a eliminar o stress.
RosA
Age como desobstruidor e cauterizador das veias, vasos e artérias e eliminador de impurezas no sangue
Laranja
Energizador e eliminador de gorduras em áreas localizadas, estimula a comunicação, a criatividade, a generosidade e o entusiasmo.
Amarelo
Fortificante do corpo, age em tecidos internos, actua na regeneração óssea, ajuda o auto-controlo e estimula o raciocínio, traz luz e harmonia para combater situações difíceis.
Verde 
Anti-infeccioso, com acção anti-séptica e vaso-dilatadora, regenerador, acalma o coração e a mente. Também é energizante e proporciona esperança e satisfação pessoal.
Azul 
Lubrificante das juntas e articulações, sedativo, analgésico, regenerador celular dos músculos, nervos, pele e aparelho circulatório, ajuda a tranquilizar e acalmar prevenindo os sintomas do stress.
Violeta  
Sedativo dos nervos motores e sistema linfático, melhora a saúde e ajuda na cura de infecções e inflamações. Também tem o poder de transformar energias negativas em positivas.
BRANCO
Ajuda na purificação da mente e traz tranquilidade e paz.


Técnicas:

As cores podem ser absorvidas pelo nosso organismo de diversas maneiras:


- Irradiação feita com aparelhos especiais;
- Alimentaçào, ingerindo as cores naturais;
- Luz solar por irradiar todas as cores do espectro;
- Água solarizada, com uma cor precisa;
- Uso de vestimentas;
- Banho com água colorida por essências naturais ou iluminação;
- Técnicas de meditação;
- Respiração e visualização de cores;
- Massagem com produtos especiais.


Sem comentários:

Enviar um comentário