23 de novembro de 2010

Meditação para principiantes

A maioria das pessoas, quando pensa em meditação, associa imediatamente esta actividade a perda de tempo. Mas a meditação tem segredos escondidos, qualquer um pode fazê-la e, se a praticar diariamente, vai ficar surpreendido com os seus benefícios.

Os benefícios que a meditação traz para a saúde são hoje em dia já reconhecidos e comprovados pela medicina e ciência. Os mais imediatos, para alguém que pratique meditação com regularidade, são:

  • Redução da tensão sanguínea e da segregação de cortisol (hormona associada ao stress);
  • Diminuição dos níveis de colesterol;
  • Estimulação da criatividade;
  • Redução da ansiedade, depressão, angústia e outros problemas psicológicos;
  • Aumento da auto-estima e segurança;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Aumento da capacidade de concentração;
  • Melhoria do humor e funções cerebrais, etc.

A meditação é definida como um estado do ser humano no qual relaxamos o corpo e acalmamos a mente.
Apesar de parecer uma frase simples, este é um dos significados mais profundos da meditação.

De acordo com Luís Guapo, formador de Meditação e hipnoterapeuta clínico no Centro de Medicinas Tradicionais Medit, em Lisboa, «meditar não é reflectir, nem pensar; trata-se, simplesmente, de fundir-se com o presente, tomando consciência do corpo, da alma e do meio envolvente».

«Ao meditarmos, a função do pensamento está sempre presente, mas concentrada de um modo contemplativo. Desta forma, aprendemos a disciplinar a mente, direccionando-a com pleno controlo», assegura.

«Essa é uma das razões pelas quais a meditação tem como um dos principais benefícios o aumento da capacidade de concentração», acrescenta ainda.

Benefícios físicos e mentais´

Depois de anos a estudar a actividade cerebral, Richard Davidson, da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, reuniu um grupo de pessoas com elevados níveis de stress e submeteu-as a práticas de meditação, três horas por semana, durante dois meses.
O resultado foi um fortalecimento significativo do sistema imunológico e, em simultâneo, os participantes passaram a sentir-se mais satisfeitos e felizes com as suas vidas. Mas este é apenas um dos seus benefícios para o organismo.
A meditação bem direccionada pode melhorar e, em muitos casos, curar alguns transtornos como dependências, alergias, disfunções sexuais, digestivas e cardiovasculares, insónias, dor...
Para além disso, combate de forma eficaz a depressão, a ansiedade, o stress e aumenta a capacidade de concentração. O médico e escritor indiano, Deepak Chopra, considerado um dos gurus da medicina alternativa nos Estados Unidos, é da opinião que a fisiologia de quem medita sofre mudanças definitivas em direcção a um melhor funcionamento.
Realizaram-se inúmeros estudos, nesta mesma linha de actuação, centrados nos benefícios que a Meditação tem para o organismo. Centenas destes trabalhos demonstraram um menor consumo de oxigénio e uma diminuição do metabolismo, o que se traduz num abrandamento do envelhecimento.
Investigações realizadas em pessoas que praticam Meditação durante grande parte das suas vidas indicam que estas podem ter uma idade biológica de entre cinco a 12 anos menor do que a sua idade cronológica.


Como Meditar em 5 Passos Simples:
1. Eliminar Distracções
A primeira coisa que se deve certificar é que consegue ter tempo só para si, sem que ninguém possa interromper. Desligue o telemóvel, o computador, isole-se e empenhe-se neste momento só seu. Lembre-se, nem que sejam 10 ou 15 minutos, o importante é que consiga assumir este compromisso consigo própria(o) e o cumpra.

2. Organize-se e determine o tempo que vai despender
É importante estabelecer um tempo exacto de meditação para não correr o risco de ser demasiado vago e eventualmente desistir. É recomendável começar de forma modesta, nas primeiras vezes, entre 5 e 15 minutos é perfeitamente razoável.

4. Descontraia
É fundamental para meditar com resultados positivos. Fazer alongamentos antes de começar vai ajudá-la(o) a descontrair e ficar mais confortável enquanto está a meditar. Caso não se sinta descontraída(o), o seu corpo vai reagir durante a meditação e o exercício terá o efeito contrário.

5. Sinta-se confortável
Assim que esteja a sentir-se descontraída(o), tem que encontrar um local onde se possa sentar ou mesmo deitar. Não é obrigatório adoptar a clássica posição de meditação “Lotus”. Pode sentar-se como quiser, garanta apenas que tem a coluna direita e que se sente perfeitamente confortável na posição escolhida.

5. Concentre-se
Nas primeiras sessões, a sua mente vai tender a complicar-lhe as coisas. Assim que esteja estabelecida(o), pense em algo em que se consiga concentrar, como a sua respiração, os seus músculos ou, por exemplo, uma vela. Há quem use música calma ou reprodução de sons da natureza. O importante é que a sua escolha lhe permita concentrar-se e não pensar em nada mais.

Dicas para Principiantes

1. Assuma o controlo lentamente
A sua mente irá querer divagar e dará por si a pensar em problemas de trabalho ou a distrair-se com assuntos do dia-a-dia. Não perca o ânimo e não se descontrole, aprenda a retomar a concentração calmamente.

2. Deixe os pensamentos passar
No início, os seus pensamentos parecerão quase caóticos e vai achar que se está a deixar levar por eles, perdendo todo o sentido da meditação. Aceite que este facto é normal e só com tempo de treino vai conseguir minimizar estes picos. É, por isso, perfeitamente normal. Leve a sua consciência de volta ao ponto onde estava e vá fazendo isto sempre. Com o tempo, diminuirá os pensamentos caóticos e notará que consegue controlar melhor a forma como quer que a sua mente funcione. Isto é meditação.

3. Postura
Manter a coluna direita e uma boa postura é fundamental, especialmente quando está sentada(o). Permite que a energia no seu corpo flua pelo seu corpo. Não se estique demasiado, mantenha apenas uma postura que seja confortável para si e com a qual sente que se consegue abstrair o suficiente para meditar.

4. Sorria
Manter uma expressão de semi-sorriso enquanto medita pode influenciar os pensamentos que passam pela sua mente. Mesmo que não tenha vontade de sorrir, tente e veja o que acontece. Muitas mudanças subtis no seu físico podem influenciar substancialmente o seu humor e forma de pensar e encarar a vida.

5. Melhoramento incremental
Não se pode encarar a meditação como uma corrida. Ao meditar, você aprende a disfrutar cada segundo do processo, sem pensar no resultado final. Foque-se num melhoramento incremental. Talvez o seu objectivo possa ser aumentar em 10 segundos por dia no seu tempo de meditação. Esta é apenas uma das muitas formas de progredir.

6. Música
Para algumas pessoas, ouvir música relaxante pode ajudar com a meditação. Se para si esta for uma forma de melhorar a sua meditação, avance sem receio. Actualmente existem também CDs específicos para meditação que podem ser uma boa alternativa.


2 comentários:

  1. Simplesmente adorei! Estou fazendo meditação todosos dias. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      A meditação é um mundo imenso por explorar. Há uma infinidade de recantos maravilhosos.

      Agora ando a estudar meditação dinâmica e aconselho vivamente.

      Fica brevemente para um artigo :)

      Abraço de luz!

      Eliminar