6 de novembro de 2010

Tratamento de Shiatsu por patologias

No Shiatsu, além do tratamento geral que é feito ao início, há que ir a problemas localizados caso estes existam.

Ao serem detectadas através do tratamento geral ou se o paciente se queixar de alguma patologia vamos ao cerne do problema com um tratamento específico para cada condição. Já anteriormente tinha referido os problemas aos quais o Shiatsu respondia bastante bem, mas não é demais dar um vista de olhos em patologias bastante importantes que poderão ser tratadas:

Lombalgia:

A lombalgia é por si mesma um sintoma. Consiste numa dor localizada na região lombar da coluna vertebral. Esta dor tem várias causas. Se a causa for o excesso de peso corporal, a dor pode persistir enquanto esse excesso persistir.

Se a causa for uma má postura, um exercício de levantamento de peso excessivo ou inadequado ou por um período de tempo prolongado, a dor pode surgir imediatamente ou após algumas horas.

Dependendo das estruturas anatómicas lesadas (ossos, músculos, articulações ou nervos), a dor pode irradiar para as nádegas e/ou coxas. A lombalgia pode ser mais intensa nos dois ou três primeiros dias, diminuindo de intensidade nos dias ou semanas seguintes, ou persistir com a mesma intensidade durante longo período de tempo.


Ciatalgia:

A ciática, dor ciática ou ciatalgia é uma nevralgia do nervo ciático, em que a dor irradia ao longo da face posterior do membro inferior.


Ombro Rígido:

Condição de dor e rigidez da articulação glenoumeral (cabeça do fémur com a omoplata). Nestes casos o paciente tem bastante dificuldade em mexer o braço.

Síndroma do Túnel Cárpico:

Túnel Cárpico é um canal osteofibroso que dá passagem aos tendões flexores dos dedos, ao músculo grande palmar e ao nervo mediano. Quando existe uma lesão do nervo mediano ao nível do punho nem os ossos nem os ligamentos que formam as paredes do túnel cárpico alargam, o que resulta na compressão do nervo mediano.
Esta patologia pode ter múltiplas causas sendo que movimentos repetitivos é uma das causas.


Epicondilite:

Também chamada de "cotovelo de tenista", a epicondilite é uma inflamação do epicondilo ou dos tendões musculares que nele se inserem. Caracteriza-se por uma dor muito localizada e pressão que por vezes irradia ao longo do bordo radial do antebraço.


Enxaqueca:

É um tipo de cefaleia sendo que o seu diagnóstico se baseia em 3 dos seguintes sintomas: dor abdominal, náusea ou vómito, cefaleia pulsante, localização unilateral, distúrbios visuais, motores ou sensoriais associados, alívio durante o sono e história familiar positiva.
Pode ter como causas factores genéticos, ambientais (stress, poluição, barulho, mudanças climáticas, odores), dietéticos.

Stress:

Quando as pessoas falam em stress, quase sempre se referem à tensão ou à angústia emocional. Entretanto, para a medicina, o stress é qualquer condição ou situação que mantenha o corpo sob tensão. Pode originar-se de dor física ou ferimentos, factores psicológicos como medo, irritação e frustração e até euforia desmedida.

Cervicalgia:

A cervicalgia costuma ser insidiosa, sem causa aparente. Mas raramente se inicia de maneira súbita, em geral está relacionada com movimentos bruscos do pescoço, longa permanência em posição forçada, esforço ou trauma e até mesmo alterações da ATM (articulação têmporo-mandibular).
O paciente com cervicalgia costuma adquirir uma atitude de defesa e rigidez dos movimentos ocorre também uma alteração na mobilidade do pescoço e a dor durante a palpação da musculatura do pescoço podendo também abranger a região do ombro e nos casos mais graves ou prolongados irradiando para todo o membro superior.

Hérnia discal:

As vértebras estão separadas por discos cartilaginosos e cada disco é formado por um anel fibroso externo e uma parte interna mole (núcleo pulposo) que actua como amortecedor durante o movimento das vértebras. Se um disco degenerar (por exemplo, por causa de um traumatismo ou por envelhecimento), a sua parte interna pode protruir ou rasgar e sair através do anel fibroso (hérnia discal). A parte interna do disco pode comprimir ou irritar a raiz nervosa e pode mesmo lesioná-la.


A localização da hérnia discal determinará a zona em que a pessoa sentirá dor, perturbações sensitivas ou debilidade. A gravidade da compressão ou da lesão da raiz determina a intensidade da dor ou dos outros sintomas.
Quando há hérnia discal com protusão no sentido da medula o Shiatsu não é aconselhável.

Gastrite:

A gastrite é a inflamação do revestimento mucoso do estômago (mucosa gástrica).
A mucosa do estômago oferece resistência à irritação e normalmente pode suportar um elevado conteúdo ácido, no entanto pode sofrer irritação e inflamar-se por diferentes motivos. Há pois vários tipos de gastrite: bacteriana, aguda por stress, erosiva crónica, viral ou por fungos, eosinófila, atrófica.
O abuso crónico de álcool, de cigarros e de medicamentos agressivos pode conduzir à gastrite crónica cuja recuperação é demorada e levará a uma mudança no modo de vida.

Gonartrose:

A artrose do joelho manifesta-se através de dores e limitação dolorosa da flexão e pode surgir em consequência de trauma, infecção, meniscectomia, lesão ligamentar ou qualquer outra agressão articular, mas também pode surgir sem causa aparente.
A gonartrose atinge mais o sexo feminino que o masculino. Isto deve-se às diferenças anatómicas entre os dois sexos: maior diâmetro transversal da bacia feminina (vantagem obstétrica) que implica um maior ângulo em valgo do joelho.



A dor de um doente com artrose tem um ritmo, ou seja, tem um modo de ser ao longo do dia. É uma dor mecânica, pelo facto de se agravarem ao longo do dia (devido a esforços) melhorando quando o doente repousa. A rigidez surge, sobretudo, ao iniciar os movimentos sendo esta de curta duração. A limitação do movimento pode surgir precocemente, ao contrário das deformações que, em regra são tardias.
Os músculos quadricípete e isquiotibiais, sofrem hipotrofia podendo esta estar relacionada com o desuso, devido ao quadro álgico, que provoca a limitação do movimento e da função.

Artrose coxo-femural ou coxartrose:

Alteração destrutiva das catilagens, de natureza degenerativa, proveniente do envelhecimento articular prematuro. Caracteriza-se portanto por um desgaste da camada óssea na anca.


Para além do tratamento das patologias enunciadas, temos na tabela abaixo alguns exemplos de sintomas e meridianos a trabalhar.



Sintomas
Meridiano importante a trabalhar
Constipações/gripe
Pulmões e Triplo Termóforo nos primeiros estádios
Dores de cabeça (frontais)
Bexiga, Estômago
Dores de cabeça (laterais)
Vesícula Biliar e Fígado
Dores de cabeça (posteriores)
Bexiga
Enxaquecas
Fígado (em especial) no ponto fígado 3 e Vesícula Biliar
Indigestões/náuseas
Estômago, Baço, Governador do Coração (Governador do Coração 6)
Prisão de ventre/diarreia
Intestino Grosso e Intestino Delgado
Catarro/tosse/asma
Pulmões
Fadiga (crónica)
Rins e Vaso Concepcional
Problemas no aparelho reprodutor
Baço, Fígado e Rins
Dores nas costas
Bexiga, Vaso Governante e Vesícula Biliar
Ciática
Vesícula Biliar e Bexiga


Para qualquer dúvida não hesitem em contactar!

Namasté!

Sem comentários:

Enviar um comentário