Como falado anteriormente, volto a insistir na prática do Chi Kung / Qi Gong. E porque nem todos temos acesso a aulas de Chi Kung, podemos tornar-nos pró-activos e ver através de exemplos como é tão simples a sua prática.
O Chi Kung é uma das formas mais avançadas da medicina chinesa, já que é auto-aplicável, ou seja: diferente do Shiatsu, da Acupuntura e de outras técnicas, não é preciso o auxílio de um especialista. O ideal é praticar todos os dias.
- Em 15 a 30 minutos já se pode ter os benefícios. Como muitas pessoas não podem fazer diariamente, então que façam o máximo que puderem, quando houver tempo disponível.
- Em 15 a 30 minutos já se pode ter os benefícios. Como muitas pessoas não podem fazer diariamente, então que façam o máximo que puderem, quando houver tempo disponível.
O Chi Kung pode ser feito por qualquer um, em qualquer idade. A técnica aumenta a saúde, garante longevidade e traz muitos benefícios para os idosos, pois desbloqueia as articulações, e também para os desportistas, pois aumenta o nível energético.
Quando praticada de forma regular e correcta o Chi Kung introduz melhorias significativas no metabolismo proporcionando benefícios em:
- Tratamento do endurecimento de artérias e de articulações
- Correcção da postura
- Aumento da flexibilidade
- Eliminação de zonas de tensão e dor
- Regularização do apetite e do peso
- Amaciamento da pele
- Redução do stress
- Aumento de energia, vitalidade e capacidade de concentração
- Regularização do sono.
Nada complicada, a prática de Chi Kung deve ser feita, à semelhança do Yoga, com inspirações e expirações profundas. Sabe-se que quando nos esforçamos devemos expirar, assim devemos jogar com a respiração na prática de Chi Kung, por exemplo, inspirando ao subir o corpo e expirar ao descer.
De notar que feito em jardins ou na praia nos traz muita paz pela energia circundante, no entanto não há qualquer problema de praticar em casa e os benefícios são os mesmos.
Para aprender algumas técnicas aconselho o visionamento de vídeos postados no Youtube. Experimentem, pratiquem que cedo os benefícios desta prática se revelarão.
Bom Chi Kung!
Obrigada pelos esclarecimentos. Somos um casal de quase 65 anos e queremos começar ater aulas, em Lisboa.Já vi alguns locais na internet mas gostavamos de ter a sua opinião, em qulidade de ensino e em preços. Pode ajudar-nos? Obrigada
ResponderEliminarOlá!
ResponderEliminarVejam na Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa. Podem ir a uma aula experimental a ver se gostam.
Deixo aqui o link para verem os vários horários e condições: http://www.esmtc.blogspot.pt/
Deixo também os contactos:
Rua Dona Estefânia, nº 175, Lisboa
Tel: 21 347 56 05
unir@esmtc.pt
Boa sorte com o Chi Kung!