Do-in é uma técnica de origem japonesa que tem por base os meridianos do corpo, promovendo o tratamento das doenças através da massagem feita com os dedos em pontos determinados. Tem como referência os princípios da Medicina Tradicional Chinesa. A origem do do-in está relacionada com o início da humanidade, quando um homem ao bater o pé numa pedra e massajá-lo sentiu um alívio imediato. Desde então, percebeu-se uma relação directa entre determinados pontos distribuídos pelo corpo humano e a energia que flui entre os mesmos.
O conhecimento desses pontos proporcionou aos nossos ancestrais o desenvolvimento de uma prática auto-estimuladora, transmitida de geração em geração. Dessa forma, através da auto-massagem de alguns pontos específicos do corpo humano, prevenimos e corrigimos muitos distúrbios, principalmente os que se encontram em estágios iniciais.
Sedação e Estimulação:
O Do-in serve-se dos pontos tradicionais utilizados na acupuntura como referência para tratar o fluxo energético do organismo, recuperando o fluxo da energia onde esta esteja a sofrer bloqueios ou se tenha desequilibrado. É uma espécie de tratamento de primeiro-socorro para certos males, pois o próprio paciente pode aplicar a massagem, que consiste, basicamente, no emprego de dois tipos de toque:
Sedação - pressão contínua (esta pressão é feita o tempo que for necessário).
Tonificação - pressão alternada (deve-se manter o polegar na zona específica durante 6 segundos e ir retirando lentamente durante 3 segundos – fazer isto várias vezes o tempo que for necessário).
Aprenda como fazer do-in, a arte de estimular ou sedar os pontos energéticos do corpo com a pressão dos dedos.
Ansiedade / Angústia / Insónia / Nervosismo: Sedação com a unha do polegar (melhor ainda é esfregar esta zona apanhando, no caso da foto, o lado direito e aquele ponto no meio com o polegar, neste caso o dedo em vez de ficar vertical ficaria horizontal; outra técnica é fazer sedação no dedo mindinho, com o polegar e o indicador ao mesmo tempo, de cada lado da unha).
Asma: Sedação com a polpa do polegar.
Bronquite / Dor de garganta / Resfriados / Angina aguda: Sedação com a polpa do polegar.
Caimbras Musculares: Tonificação com a polpa do polegar.
Ciática: Sedação com a polpa do polegar.
Cólicas em geral / Náusea: Sedação com a unha do polegar.
Cólicas do Estômago / Vertigem: Sedação com a polpa do polegar.
Congestão Nasal / Sinusite: Sedação com a unha do polegar (também se deve além do ponto mencionado, sedar outro ponto mais acima e outro no buraco das órbitas sempre junto ao nariz; outra opção é colocar os dedos em espada - indicador junto com o médio, e esfregar os lados do nariz ao mesmo tempo).
Depressão: Tonificação com a polpa do polegar.
Desmaio: Tonificação com a unha do polegar.
Dor de Cabeça: Sedação com a polpa do polegar.
Dor de Dentes: Sedação com a polpa do polegar.
Fígado: Tonificação com a polpa do polegar.
Gastrite: Sedação com a polpa do polegar (ATENÇÃO, nunca carregar no apêndice xifóide: extremidade inferior do esterno).
Hemorragia: Sedação com a polpa do polegar.
Impotência: Tonificação com a polpa do polegar.
Menstruação: Sedação com a polpa do polegar.
Nevralgia: Sedação com a polpa do polegar.
Pressão Alta: Sedação com a unha do polegar (há mais 4 técnicas para a pressão alta: fazer o ponto primeiro da ansiedade; com uma caneta tipo Bic usar a parte de trás da mesma e fazer pressão na base do dedo grande do pé; verticalmente às orelhas, no topo da cabeça, colocar um polegar e esfregar enquanto se coloca outro polegar no ponto do meio das sobrancelhas; fazer sedação no dedo mindinho, com o polegar e o indicador ao mesmo tempo, de cada lado da unha).
Pressão Baixa: Tonificação com a polpa do polegar.
Prisão de Ventre: Sedação com a polpa do polegar.
Problemas Respiratórios: Tonificação com a polpa do polegar (abaixo da clavícula).
Ressaca: Sedação com a unha do polegar.
Soluço: Sedação com a unha do polegar.
Fotos retiradas de: http://www.harmoniatotal.com
Sem comentários:
Enviar um comentário